sexta-feira, 30 de novembro de 2012

NARRATIVA


Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência
Projeto Institucional Microrrede Ensino-Aprendizagem-Formação-  Núcleo de trabalho PIBID LETRAS e IC
Aluna: Júlia dos Anjos Correia

Narrativa 02

Ao lermos o conto de Machado de Assis, “O espelho” nos deparamos com a história de Jacobina e sua duas almas ou suas marcas identitárias. Uma construída a partir do título de Alferes da guarda municipal que ele havia ganhado e a outra aquela que apenas ele conhecia a pessoal. Jacobina em certo momento da vida vive um dilema, a solidão. E, através de um espelho, e do fardamento de Alferes ele passa a conhecer a sua outra identidade, aquela   construída a partir do meio em que trabalhava e que fora dada pelos seus amigos e parentes, e   que ele, até aquele momento,  ainda não havia dado conta. E então,diante de um espelho,  Jacobina  passa a utilizar essa outra sua marca identitária para amenizar sua solidão.
 Esse conto retrata, de certa forma, a vivência da maioria dos profissionais inclusive o  professor, o qual recebe identidade profissional ( professor de português) entre outros. Essa identidade formulada a  partir das relações sociais que são estabelecidas entre ele seus alunos, assim como com outros profissionais da mesma área e o com espaço que ambos convivem. A identidade profissional caminha junto com a pessoal, embora distintas  são  indissociáveis. É o que a Análise do Discurso chama de sujeito discursivo e sujeito empírico. As pessoas que nos cerca, na maioria das vezes, só enxergam o sujeito discursivo, mas por detrás desse sujeito há o empírico. Ambos recebem influência do outro ao mesmo tempo em que são distintos.
Portanto, é muito interessante reconhecer que a partir de nossos discursos recebemos  “identidades” e que também somos formados, também, por meios dos discursos dos outros. Além disso, nosso discurso e nossa identidade também serão protagonistas para formação de novas identidades. Todo esse processo  destaca a importância da linguagem, porque é por meio dela, verbal e não verbal, que tudo isso acontece.

Referências bibliográficas:

Nenhum comentário:

Postar um comentário